sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

REVIEW – Angelica – Pirates of the Caribbean 1/6 – Hot Toys

Mais um Review de Hot Toys, com todos os créditos do meu amigo Luiz Wan, que tem ficado especialista em review, fotos cada vez mais ousadas, e detalhistas, com um humor irreverente no final, fazendo jus ao estilo Review-Art, que os Brasileiros vem cada vez mais mandando ver!!

Oi, galera! Aqui estou eu com mais um review! Desta vez de uma figura que não atraiu muito a atenção dos colecionadores, por isso achei mais do que justo esse review, até para esclarecer muita coisa a respeito dela: a Angelica, do filme Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas, da Hot Toys.

Para mim, é um prazer enorme fazer reviews, pessoal, e mesmo dando um pouco de trabalho, é muito gratificante. Nesse eu me empolguei, tanto que ele tem mais de 100 fotos. Um mega-review mesmo. Mas garanto que vale a pena ver. A propósito, acho muito legal ver as opiniões de todos vocês, as críticas positivas ou negativas. Então, não se sintam acanhados.

Sobre a personagem, não há muito o que falar sobre ela, até porque a maioria dos personagens da franquia Piratas do Caribe possui um passado obscuro, inclusive o mais famoso: Jack Sparrow. A respeito da Angelica (interpretada pela atriz espanhola Penélope Cruz), o que sabemos é que ela é um antigo amor de Jack e que, aparentemente, alguns anos antes, ele a deixou (isso me lembrou bastante a relação entre o Indiana Jones e a Marion, no filme “Caçadores da Arca Perdida”). Outro fato importante da personagem é que ela é filha do famosos pirata Edward Teach, o “Barba Negra” (embora ao longo do filme, Sparrow o tempo todo procura colocar isso em dúvida).


Bom, a figura da Angelica sofre de três fatores que certamente não são muito favoráveis para ela tenha boas vendas: 
1. Como todo mundo sabe, Hot Toys não é barato, então muita gente compra apenas uma figura de determinada franquia. Evidentemente que a maioria das pessoas, quando pretende comprar somente um Hot Toys de Piratas do Caribe, escolhe o Jack Sparrow, o que é normal, já que ele é o símbolo da série. Se isso já deixa em segundo plano figuras do Will Turner, Elizabeth Swann, e Davy Jones, imaginem da Angelica, que só apareceu em um filme e não tem muito apelo comercial.
2. Vi muito colecionador p. da vida porque preferiam que a HT tivesse lançado outra figura, mais icônica, da série. Muitos torciam pelo Capitão Barbossa, e isso foi uma decepção para muita gente, o que acabou atraindo a raiva sobre a figura da Angelica.
3. O preço. Se já não bastasse os motivos acima, a Angelica é cara, pois é uma figura exclusiva da Toy Fair 2012. Outra figura que deve sofrer desse drama é o Jim Gordon no uniforme da S.W.A.T., de “Batman – The Dark Knight”, pois embora seja um personagem importante, muita gente preferia ele com a roupa tradicional, de sobretudo... e com um preço mais em conta. 
Bem, então vocês poderiam pensar: “O Luiz só me fez ter a certeza de que não quero essa figura de jeito nenhum!” Calma, pessoal. Não é assim não. Isso foi apenas para constatar alguns fatos, até porque eu sempre procuro ser o mais imparcial possível nos meus reviews (a Hot Toys não me paga para eu elogiar as figuras deles... hehehe...), assim, quando vejo vacilos, eu desço a lenha mesmo. E quando vejo qualidades, eu elogio pra valer, como vocês verão a seguir.

Eu mesmo tive dois motivos fortes para me interessar pela Angelica: gosto muito de figuras femininas e adoro personagens com cunho histórico (como gladiadores, legionários, cavaleiros, piratas, mosqueteiros etc).

Assim, sem mais delongas, vamos à figura! Esse review talvez vocês achem um pouco diferente, já que eu não usei fundo preto. É porque eu fiz o review na casa da minha mãe, e não na minha, então tive que usar o que deu por aqui... hehehe...

A CAIXA

Caixa de papelão marrom, já velha conhecida dos colecionadores de Hot Toys.



E a caixa da figura, muito bonita. Na frente uma imagem da Penélope Cruz caracterizada como Angelica, que vai contornando a caixa pelo lado esquerdo até o verso, onde se forma uma imagem do convés de um navio (além do código de barras e aquelas informações da Hot Toys sobre cuidados com a figura). Uma coisa que eu acho interessante é que eles deixam claro que aquilo é para adultos, e que NÃO É um brinquedo (ADULT COLLECTIBLE. NOT A TOY). A caixa tem uma textura meio áspera, parecida com a caixa da Alice (Resident Evil).





No lado direito da caixa, um anel metálico para puxarmos a caixa. Interessante observar no centro do anel o desenho de um esqueleto segurando uma lança e um coração sangrando: símbolo do pirata Barba Negra.


A figura bem acondicionada:



Ainda há uma caixa dentro da caixa. Ao puxarmos para cima, mais uma vez se revela na lateral esquerda o símbolo do Barba Negra, e na lateral direita os créditos dos artistas da Hot Toys.



Uma visão melhor da figura, com o blister, e na foto seguinte sem ele, onde podemos ver bem os acessórios.



No parte de baixo da caixa, o símbolo do coração sangrando:


E, enfim, a figura com os seus acessórios, que são os seguintes (vou falar deles com mais detalhes a seguir):
- um total de cinco mãos intercambiáveis (duas relaxadas, duas para segurar as espadas e uma semi-relaxada);
- um chapéu com penacho;
- um casaco marrom-avermelhado imitando couro;
- uma jaqueta de tecido estampado;
- uma camisa branca de mangas compridas;
- um corpete preto com detalhes dourados;
- um cinto preto;
- um par de calças pretas;
- uma bandoleira com fivela e suporte para bainha;
- um par de botas longas imitando couro;
- duas espadas, sendo um sabre de abordagem e uma espada rapieira com bainha;
- um punhal;
- um par de brincos;
- um colar dourado com crucifixo;
- uma bússola;
- um par de cálices;
- um boneco vodu do Jack Sparrow;
- e a base padrão Hot Toys.


E o folheto de instruções, mostrando como colocar a bandoleira (o que nem tinha necessidade de explicar), e um aviso para os mais abrutalhados sobre como mover a cabeça da figura, sem grosseria... hehehe...


E agora, fotos da figura de frente, de lado e de costas. Essa roupa ficou muito legal: o casaco, a jaqueta, a camisa, o corpete, as calças, as botas... tudo feito com capricho, como era de se esperar (só sobre as botas vou fazer um ligeiro comentário em particular mais a seguir). Eu sou fanzaço de figurinos de piratas, então não dava para eu deixar passar a Angelica, ainda mais tendo o Jack Sparrow.





Eu vi muitas fotos da Angelica em outros fóruns (inclusive no Fórum da Sideshow) em que as imagens foram muito injustas com a figura. Para vocês verem como iluminação, entre outros fatores, influenciam à beça em uma foto, vejam abaixo como essas duas fotos ficaram diferentes. E a única diferença entre elas é que uma foi com flash e a outra sem:



A posição foi a mesma, só mudou o flash. E podem observar como os olhos e o cabelo parecem diferentes, assim como a textura das roupas. Até o rosto parece mais fino na foto com flash. Então, galera, muito cuidado com fotos para não julgar mal uma figura. Prefiram julgar o fotógrafo... hehehe... Nas demais fotos, preferi dar prioridade a fotos com flash, pois elas mostram mais detalhes. 

Bom, agora, abaixo, fotos mais de perto, do rosto da figura. Aí nos vemos diante daquela velha história: parece ou não com a Penélope Cruz? Eu tenho que dizer que, de frente, a figura não está idêntica a ela. Lembra ela, mas não está igual, como fizeram com o Jack. Não pelo rosto, nariz ou boca, que estão idênticos à da atriz, mas os olhos poderiam ser menores e ligeiramente mais amendoados. Já visto de lado, achei muito mais parecida. Eu sinto a impressão que, de modo geral, a HT tem dificuldades em esculpir rostos femininos idênticos às atrizes reais (O que não seria uma surpresa: eu gosto de desenhar, e rostos femininos dão mais trabalho do que masculinos.).





Vejam essa imagem que o usuário Werewolf Beast, do Fórum da Sideshow postou por lá, de um repaint do rosto. As pálpebras parecem mais estreitas, lembrando mais a Penélope. A HT poderia ter feito isso:


Ainda assim, não se desesperem, meus caros. Como eu disse, a figura não ficou idêntica à Penélope, mas ainda assim é muito parecida. Em uma nota até 10, eu daria 8. Além disso, uma coisa não pode ser desmerecida de jeito nenhum: é uma belíssima escultura, os olhos parecem fitar você e a boca foi muitíssimo bem esculpida e, essa sim, está idêntica à da Penélope Cruz.

Quanto ao cabelo, também há aquela velha polêmica. Seria IMPOSSÍVEL colocar nessa figura um cabelo esculpido que ficasse razoável. Nem mesmo se tentassem usar o mesmo estilo usado na Abigail Whistler, do Blade. Isso porque o cabelo da Angelica é de um liso ligeiramente ondulado. Se fosse esculpido, ficaria parecendo uma estátua, já que ela mal poderia mover a cabeça. Além disso, a HT anda se superando. Eu havia dito que seria impossível eles fazerem um cabelo mais fino que o da Babydoll. Pois é, mas os caras fizeram. O da Angelica é ainda mais fino. Acho que é mais fino do que cabelo de bebê, é incrível. E como ele não é totalmente liso, dá para colocá-lo em diversas posições, mais liso para trás, ou todo para um lado, ou então mais volumoso, como em um combate. Foi um excelente trabalho.




Lembraram de fazer a cicatriz em cruz da personagem:


Os brincos, em detalhe:



Há quem prefira deixar a figura sem o casaco que, aliás, é muito bonito e bem trabalhado, como vocês podem ver abaixo. Quando colocado à luz, ele mostra essas pequenas flores refletidas. Muito bem feito mesmo. A propósito, os bolsos externos são de verdade, embora pequenos demais para guardar qualquer coisa. Apesar de toda essa qualidade, achei o material um pouco delicado – a parte interna do forro, preta, parece mais resistente. Mas acho que é só impressão. Dá para manusear numa boa.



E agora, a Angélica sem o casaco. A figura fica mais descolada e parece mais à vontade para um combate. Me senti tentado a deixar assim, mas como não quis guardar o casaco, eu deixo ela de casaco mesmo.



Ela ainda tem essa jaquetinha estampada, sem mangas, também muito bem feita. Pode ser retirada da figura, mas a vantagem dela é que esconde as articulações dos ombros.


E a figura sem a jaqueta. Achei que ficou legal, mas fica parecendo que falta alguma coisa... hehehe...



Ah, observem a tatuagem no seio esquerdo: muito bem feita também:


Dá para tirar o corpete preto, mas fica esquisito, já que o material e a tonalidade do abdome dela são diferentes do peito e do pescoço.


Agora chega de striptease, e vamos aos...

ACESSÓRIOS:

Bom, aqui estão as três mãos extras. Ela vem com duas mãos direitas disponíveis, uma relaxada e uma para segurar a espada. Na verdade, é praticamente o antebraço inteiro. As “mãos esquerdas” são três: uma relaxada, uma para segurar a espada e a outra um pouco mais aberta, para segurar o boneco vodu. As mãos esquerdas vêm com essa tatuagem e dois anéis esculpidos. E as direitas também com mais dois anéis.


A bandoleira imitando couro, com suporte para bainha. A fivela é superdetalhada, assim como todo o cinto, com baixos-relevos, desenhos de caveira e de coração. Muito lindo mesmo. Ele é muito fácil de colocar, nem precisava de manual de instruções: basta encaixar o pino da fivela prateada no buraco do cinto (como eu mostro em uma das fotos abaixo). Simples.







A espada rapieira. Um dos acessórios mais legais. Que espada bem trabalhada! A leve imitação de ferrugem e desgaste ficou perfeita. Os detalhes da empunhadura e da bainha também. A propósito, só a título de esclarecimento, essa espada, a rapieira, é diferente do florete. A rapieira existe desde o final da Idade Média e foi usada até meados do século XVIII, quando foi substituída pelo florete, mais leve e ágil. Uma diferença marcante é que, embora ambas as armas sejam de perfuração, a rapieira é mais larga, mais pesada, e possui corte na lâmina, podendo em uma emergência ser usada para cortar, enquanto o florete não (ele somente perfura, não possuindo nenhum corte).






E, abaixo, como ela se encaixa, com a bainha na bandoleira:



O cordão dourado com crucifixo. Pelas fotos vocês podem ver a perfeição dos detalhes dessa peça. Acho que nem há muito o que dizer dela. A propósito, ele não abre: para colocar na Angelica é necessário remover a cabeça dela. (Bom, até dá para abrir se a pessoa tentar alargar a argolinha na marra, mas não vale o esforço, e vai que arrebente.)



A figura com os acessórios:


A bússola que vem com ela é idêntica à do Jack Sparrow, sem tirar nem pôr:




E dois itens bem interessantes: o punhal e o boneco vodu do Jack Sparrow. O punhal é muito bem esculpido. Ele só tem dois probleminhas: não há lugar para guardá-lo na roupa dela. Ela possui bolsos, mas o risco de furar a calça seria enorme. E nenhuma mão da Angelica consegue segurá-lo, pois o cabo dele é bem fininho. A HT bem que poderia ter feito uma mão extra, mais fechada, para segurar o punhal, afinal, eles se deram ao trabalho de esculpir uma mão extra só para segurar o boneco vodu.


Observem os detalhes do boneco, que legal. É uma figura de ação da figura de ação!... Hehehe...



O boneco dá para guardar no bolso da calça.


Já o punhal, dá para guardar no cinto, com cuidado, e ele não fica firmemente encaixado, correndo o risco de sair dali. Já até pensei em guardar o punhal na caixa, mas preferi deixar, pois ele dá um charme legal à figura.


Nessa foto, o punhal só está ligeiramente encaixado na mão da Angelica. Se der uma encostada na figura, o punhal cai da mão dela.


A outra espada, o sabre de abordagem. É a espada típica dos piratas, grande e pesada, de corte. É idêntica à do Jack Sparrow, com a diferença que deixaram o metal com aspecto de desgaste e um pouco de ferrugem, o que ficou muito legal.




Os famosos cálices do filme “Navegando em Águas Misteriosas. Eles são muito bem esculpidos, mas fiquei incomodado, porque um deles veio ligeiramente torto. Não sei se é mesmo assim, ou se foi só o meu. São itens bem interessantes (e que dá para a figura segurar... hehehe...)

Isso aí não é uma bandeja não... é só o plástico que serve de suporte para os cálices...




Aí abaixo vocês podem ver o da esquerda, meio tortinho:


E, como eu disse, dá para segurar os cálices:


O chapéu. Muito legal esse chapéu, pois ele é feito de um plástico resistente, mas que não parece plástico. Até a fivela do chapéu é de plástico esculpido (muito bem esculpido). As duas penas parecem naturais mesmo, como se a HT tivesse depenado uns pássaros para produzir essa figura... hehehe...




Bom, é assim que eu deixo a figura, como nas fotos abaixo, com o chapéu inclinado, inclusive. Eu tirei fotos de vários ângulos para uma melhor visualização:





Os detalhes da roupa, como eu disse, são excelentes:


As botas também ficaram legais. Acho que são feitas de napa, um material parecido com couro, mas mais delicado. Eu só achei que a parte de cima das botas poderia ter sido mais bem trabalhado, com um forro legal. Mesmo assim, é um bom material, e não compromete a qualidade da figura:



E algumas fotos da figura:













Bom, galera, espero que tenham gostado do rev... Epa, esperem... vem chegando alguém aqui, invadindo o meu review... mas o que é isso???

“Com licença, com licença... que meu nome foi citado várias vezes nesse review... Angelica, pare com isso... me dê esse punhal... Isso não é brinquedo... Você pode machucar alguém... Além disso, você está velha demais para brincar com bonequinhos.”

“É mesmo, Jack? E se eu brincar com ISSO?”
“Calma, querida... calma... você pode abaixar essa espada, por gentileza?

“Claro, querido... pronto! Abaixei!”
“Bom... não era bem isso que eu queria dizer... que tal duelarmos, civilizadamente, como dois cavalheiros... ou melhor, como um cavalheiro e uma dama...”

“Você ainda tem muito que treinar para me derrotar, minha cara Angelica... savvy?”

“Já treinei bem, Jack!”
“Está bem, está bem... eu me rendo!”

“Vamos fazer as pazes com a verdadeira “Agua de Vida”, meu amor! Para que Fonte da Juventude, se temos RUM!
“Oh, Jack, porque você não é sempre assim, gentil... você sabe que eu te amo...”

“Bom, já que eu sei, e já que foi tão fácil assim, então vamos selar essas pazes com um selinho... digo, um beijinho...”

SOC!
“Ai... acho que essa eu mereci...


Bom, pessoal, depois da interrupção do Jack (não se preocupem, ele está bem e já foi medicado) , acho que posso dizer a vocês que encerro mais esse review. Espero que tenham gostado. Mais uma vez, recomendo a figura da Angelica. Quem só é fã de super-heróis, por exemplo, ou então aqueles que só queriam o Jack mesmo, até dá para deixar a figura passar. Mas para quem é fã de piratas e quer uma companhia divertida (e muito bem feita) para o Jack, a Angelica é um prato cheio.

Abraços, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário