terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Review: Darkseid Deluxe Novos 52 – DC Collectibles




Prólogo:

Se existe um personagem vilão do mundo de super heróis que é mau, mas mau de verdade, com certeza é o Darkseid, ditador, poderoso, e ser incrivelmente inteligente, faz dele um vilão perfeito para deixar a vida do Super-man de pernas pro ar. Algumas das melhores sagas de HQs que já li, sempre foram sequências de acontecimentos dos quais Darkseid tentou escravisar o filho de Krypton, e tentou dominar a Terra ou derrotar os novos deuses. Este vilão, é daquele tipo que mexe com a alma da vítima, com Darkseid, a derrota tem que ser física, emocional e moral, ou não seria completa. Apesar de ter um domínio recheado de lacaios, e capangas peso-pesados, este vilão adora usar sua força absurdamente bruta, em confrontos triumfantes, onde demonstra sua imponência e seu poder, com isso intimidanto mais ainda seus vassalos. Talvez isso seja, para demonstrar tamanha grandesa deste tirano, a DCC resolveu fazer uma figura realmente brutal, de 31cm de altura, se tornando imensa, perto dos demais da coleção que não passam de 18cm. Quando a caixa chegou pensei que era até um galactus no lugar, mas não, era mesmo o dito cujo! Vamos ao brutal-review, onde haverá encontros de peso...


Quem é darkseid?

Darkseid é um supervilão de quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Seu nome é um anagrama para dark side (lado negro, em inglês). Criado por Jack Kirby para ser o principal inimigo dos Novos Deuses, com o tempo foi, assim como Brainiac, se tornando um rival tradicional também do Superman.
Ele rege o mundo distópico de Apokolips, que vive um prolongado período de paz armada com o planeta rival Nova Gênese. Sua primeira aparição ocorreu em Superman's Pal Jimmy Olsen 134 (novembro de 1970).


Origem

Quando chegou o dia de Ragnarok, os velhos deuses morreram, e o mundo em que viviam foi dividido em dois. Um dos planetas formou uma raça de deuses bons e se chamou Nova Gênesis. O outro mundo se chamou Apokolips e gerou uma nova raça de deuses malévolos. Foi em Apokolips que nasceu Darkseid, que logo se tornou o governador de todo o planeta. Darkseid tornou-se obcecado pelo poder após perder o único amor de sua vida, Suli, que foi assasinada pela Rainha Heggra, a própria mãe de Darkseid. Ela acreditava que o amor pudesse corromper seu filho. Com a morte de Suli, Darkseid matou dentro de si qualquer tipo de emoção, não permitindo que ninguém jamais se aproximasse dele novamente. Foi por causa disso que ele voltou-se para a escuridão.


Origem dos poderes

Darkseid nem sempre apresentou sua pele rochosa e poderes semidivinos. Ele era anteriormente chamado de Uxas e tinha aparência humana como a vasta maioria dos Novos Deuses. Seu irmão mais velho, Drax, planejava clamar para si a misteriosa Força Ômega e se tornar Darkseid, mas iria utilizar seus poderes a fim de trazer a paz a Apokolips. Uxas o matou antes disso e adquiriu a Força Ômega para si. Adotando o nome de um Deus apócrifo,O Tirano Darkseid, Uxas governa Apokolips desde então.


Poderes

Darkseid é capaz de disparar uma poderosa rajada incinerante dos olhos, o efeito ômega. Diferente da maioria dos poderes do gênero (como a visão de calor do Superman) ele não precisa dispará-lo em linha reta, podendo mesmo mudar sua direção no meio do caminho, fazendo complicadas curvas e desvios. Essa rajada tem o efeito de desintegrar, alterar a matéria, curar, teleportar ou dispersar através do tempo (viagem no tempo), de acordo com a vontade de Darkseid. Se Darkseid quiser, alvos desintegrados podem ser ressuscitados mediante um novo uso da rajada. Esse poder é alimentado pelo misterioso Elemento X, que Darkseid absorve dentro de seu corpo. O poder falha se a quantidade da substância é insuficiente.


Darkseid possui super-força e resistência capazes de igualar a do Superman. Sua força é tão vasta , Sua força divina permite quebrar o mais forte dos metais, uma vez que quebrou um "anel de Lanterna Verde" com a mão nua. É suficientemente forte para levantar 100 toneladas com o mínimo esforço. Possui também Velocidade sobre-humana,Darkseid pode correr mais rápido que o melhor dos atletas do Mundo , no entanto , a velocidade de Darkseid não é comparável à de "velocistas" como Superman ou Flash.Ele também pode aumentar seu tamanho,que chamamos de Manipulação de tamanho!. Ele também é capaz de criar vida a partir do próprio poder. Como todos os Novos Deuses, Darkseid não envelhece segundo os padrões normais e tem centenas de anos. Ele é um dos poucos Novos Deuses malignos que foram capazes de adotar uma Caixa Materna. Sua inteligência também é sobre-humana e é um grande cientista e estrategista. Isso sem falar na imensa quantidade de seres superpoderosos que o servem; é muito díficil passar até mesmo por eles. Muitos dos integrantes do Esquadrão Suicida morreram para os Parademônios de Darkseid.


Darkseid também já foi capaz de abrir um portal que trocou o planeta Daxam de lugar com Apokolips, durante a chamada Saga das Trevas Eternas. Os daxamitas, sob o efeito do sol amarelo, ganharam poderes em níveis kryptonianos (Detalhe: Darkseid havia dominado a mente de todos os três bilhões de daxamitas. Não é claro se Darkseid possui atualmente essa habilidade, pois a história se passa no futuro. É provavel que, naquele ponto de tempo, o século XXX, Darkseid já tivesse domínio sobre a Equação Antivida. Ao que parece mais provável, o tirano conseguiu absorver os poderes de Mordru e Senhor do Tempo, dois inimigos da Legião dos Super-Heróis, sendo o primeiro um poderoso mago e o segundo uma entidade do tempo.)


Darkseid está entre os maiores vilões, senão for o maior, do Universo DC. É extremamente poderoso, inteligente, sagaz, maquiavélico e um mestre da manipulação. Ele é um novo deus e recentemente nos quadrinhos subjugou todo o panteão olímpico (Zeus, Hera, Atena, Hermes, etc) e escravizou 2/3 da humanidade, estabelecendo a obliteração de suas volições (a chamada “Crise Final”, que só terminou graças a atuação da Liga da Justiça e da Tropa dos Lanternas Verdes). Darkseid compartilha uma crença com os antigos pitagóricos e os físicos modernos: a de que o fundamento da realidade seja uma fórmula matemática (para os físicos seria a “Teoria do Tudo” e para Darkseid é a “Equação Anti-Vida”). A obsessão de Darkseid é encontrar, conhecer e controlar a Equação Anti-Vida e implantar um tenebroso panteísmo universal: a supressão de toda consciência e individualidade no universo e a consolidação dos desígnios de Darkseid. Darkseid seria tudo e tudo seria a manifestação da vontade e dos pensamentos de Darkseid, toda a existência, toda a realidade, seria em tributo e para a glória de Darkseid.


Embalagem ***

Simples e bonita, sem muito a falar, só achei ruim que o meu tenha vindo com a cabeça meio torta, ficou claro que houve um desajeitamento para colocá-lo. No geral é grande proporcional ao boneco, fotos apenas um de divulgação com outras coisas da coleção que até então não tinha muita coisa lançada.







Escultura *****
Estupidamente bruta, grotesca, transborda testosterona de tantos músculos, com uma cara feia de chimpanzé raivoso que o vilão tem. As trincas, tanto da pele quanto da armadura, são bem talhadas, e enriquecem de detalhes a figura.













Pintura ****
Minha única birra, foi que o meu veio um pouco manchado na cabeça, devido a ter sido colocado com tinta ainda molhada na caixa, o blister do qual a figura se prendia,  ainda está sujo da tinta da cabeça do boneco. De resto está ótimo, padrão da DCC.



Articulação *
Neste quesito é muito ruim, os braços são os que mais são independentes, as pernas que cutaram se dobrar no joelho, a cabeça poderia ter mais movimento e não tem, é praticamente um estátua. Poses com os pés nem pensar, eu chego a achar que algumas articulações do pouco que se têm, são até desnecessárias, ficasse estátua de uma vez...








Acessórios
Essa coleção, o que tem de beleza nas esculturas, tem de pobreza em acessórios, chega a ser triste não ter pelo menos un stand  com o nome da action, para enriquecer a exposição.

Conclusão
Tem muitos que estão achando o Darkseid exagerado e caro, mas a verdade é que 80 dólares, falando  proporcionalmente, não está adequando para uma coleção de bonecos de 22 dólares cada. Eu confesso que comprei no embalo, pois ia ficar em conta pegar junto com outras figuras, acabou que gostei da figura, mesmo estranhando muito o tamanho com certeza, que é digno de Galactus. Enfim junto com os demais é bem legal de expôr, espero que o review ajude muitos a se decidir.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário